segunda-feira, novembro 11, 2013

Metáfora

                 (Tom Eckert)

"O reino dos céus, o reino da justiça é uma mentira. Cada atributo do Deus deles (João e Paulo, Tiago e Pedro) é uma mentira. Justo: mentira. Equitativo: mentira. Único: mentira. Imortal: mentira. E também os livros deles são mentirosos, pois prometem a mentira, prometem o paraíso, e o paraíso é uma mentira, pois está nas mãos deles, pois são eles que estão às portas do paraíso, os seus querubins armados de um gládio de fogo, os seus juízes com a balança mentirosa."

Dailo Kis, in "Enciclopédia dos Mortos"


8 comentários:

  1. Dailo Kis costuma mencionar diferentes autores, personagens de outras obras e faz alusões a factos históricos que nem sempre são muito conhecidos e que tornam algumas coisas um pouco "herméticas" (para mim), mas isso não reduz a aura de mistério e encanto dos textos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. :)

      Beijinhos Marianos, Legionário! :)

      Eliminar
  2. A metáfora é a antecâmara da verdade...
    às vezes é a verdade inteira, dita de outra maneira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A metáfora é uma transmutação da verdade. :)

      Beijinhos Marianos!:)

      Eliminar
  3. Inexacto dizer que é uma mentira. Mais certo dizer que é uma ficção. Uma ficção, uma narrativa construída, a proveito de quem a escreveu (ao longo dos séculos, ao longo dos anos). Moldada, moldada, moldada, até que da verdade original não reste mais que um eco distante.

    Boa tarde, Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficção, sim. Metáfora, ainda, de uma realidade que poderia ser transposta para outra, bem mais próxima de nós, neste país que habitamos.

      Beijinhos Marianos, Xil! :)

      Eliminar