terça-feira, janeiro 14, 2014

Vem ver-me enquanto é hora

Visita-me Enquanto não Envelheço 

visita-me enquanto não envelheço
toma estas palavras cheias de medo e surpreende-me
com teu rosto de Modigliani suicidado

tenho uma varanda ampla cheia de malvas
e o marulhar das noites povoadas de peixes voadores

ver-me antes que a bruma contamine os alicerces
as pedras nacaradas deste vulcão a lava do desejo
subindo à boca sulfurosa dos espelhos

antes que desperte em mim o grito
dalguma terna Jeanne Hébuterne (*) a paixão
derrama-se quando tua ausência se prende às veias
prontas a esvaziarem-se do rubro ouro

perco-te no sono das marítimas paisagens
estas feridas de barro e quartzo
os olhos escancarados para a infindável água

com teu sabor de açúcar queimado em redor da noite
sonhar perto do coração que não sabe como tocar-te


Al Berto, in 'Salsugem'


.
 





















* Jeanne Hébuterne (1989-1920), pintora de pouco relevo mas de estranha beleza, companheira de  Amedeo Modigliani, por ele pintada até à exaustão. História marcante, não apenas por ter sido companheira do pintor, por quem se apaixonou aos 18 anos, mas pelo seu gesto de desgosto pela morte deste, de tuberculose, quando, aos 21 anos e grávida de nove meses (já tinham uma filha com um ano), se atira da janela de um 5º andar. 
 Rejeitada em vida pelos pais, continua a sê-lo em morte e é enterrada às escondidas, envergonhadamente, nos arredores, enquanto Amedeo recebia honras de grande artista e era sepultado no maior e mais famoso cemitério de Paris, o Pèrre-Lachaise. Só nove anos depois, o irmão convenceu os pais a trasladar o corpo de Jeanne e o do feto para junto daquele por quem se matara.

É a este arroubo de paixão suicidário que Al Berto se refere no poema. 
De que vale aguardar a visita se, a acontecer, poderá ser tarde de mais?

6 comentários:

  1. O amor que nos transcende, no drama humano inúmeras vezes repetido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amores desesperados, almas inquietas e incompreendidas.

      Beijinhos Marianos, mitro, e obrigada pela visita e pelas palavras! :)

      Eliminar
  2. Al Berto e Modigliani e Jeanne! Tantos "meus":)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um trio de excepção! :)

      Beijinhos Marianos, je suis... noir! :)

      Eliminar