segunda-feira, setembro 22, 2014

Cartas de amor


 Bonaparte, incendiado de amores por sua mulher, Josefina, escreve-lhe arrebatadas cartas desde o campo de batalha. Imagina-a nos braços de outro amante e, desdenhando da força que o impunha como líder determinado, mal consegue disfarçar a mistura de paixão e de ciúme que o tomam.
(composição de vários retratos de Josefina)
Já não vos amo: pelo contrário, detesto-vos. Sois uma desgraçada, verdadeiramente perversa, verdadeiramente tola, uma verdadeira Cinderela. Nunca me escreveis; não amais o vosso marido; sabeis quanto prazer as vossas cartas lhe dão e ainda assim não podeis sequer escrever-lhe meia dúzia de linhas, rabiscadas apressadamente. Que fazeis o dia todo, Madame? Que coisa é assim tão importante que vos rouba o tempo para escrever ao vosso devotado amante? Que afeição abala e põe de lado o amor, o terno e constante amor que lhe prometestes? Quem será esse maravilhoso novo amante que vos ocupa todos os momentos, tiraniza os vossos dias e vos impede de dedicar qualquer atenção ao vosso esposo? Cuidado, Josefina: uma bela noite as portas abrir-se-ão e eu surgirei. Na verdade, meu amor, estou preocupado por não receber notícias vossas; escrevei-me neste instante quatro páginas plenas daquelas palavras agradáveis que me enchem o coração de emoção e alegria. Espero poder em breve segurar-vos nos meus braços e cobrir-vos com um milhão de beijos, candentes como o sol do Equador.  
Bonaparte




10 comentários:

  1. Em Paris a esbanjar fortunas em festas e recepções mundanas e dizendo às amigas: « o meu marido não me ama. Idolatra-me»

    Boa tarde, Maria TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A devassa gastadora! ;)

      Beijinhos Marianos, JM, e boa tarde para ti também! :)

      Eliminar
  2. Ai se eu fosse um Bonaparte, a esta hora estava a escrever cartas de amor à minha Josefina....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso sei eu, seu meloso dos versos! ;)

      Beijinhos Marianos, Maria! :)

      Eliminar
  3. O amor calcula as horas por meses, e os dias por anos; e cada pequena ausência é uma eternidade...e depois, bem... depois esta carta de Bonaparte a Josefine com os seus ciumes, as suas dúvidas e ansiedade bem que se mantêm bastante actual..:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amor não tem muitas novidades a não ser para quem o vive. :)

      Beijinhos Marianos, Legionário!

      Eliminar
  4. o amor às vezes pensa-se sem se verbalizar...à faltas que realçam a presença, a Josefine era esperta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A danada! (achas que resulta?) :P

      Beijinhos Marianos, Tétisq! :)

      Eliminar
  5. E o facto é que se conhecem as cartas dele para ela, mas não constam em nenhum arquivo as dela para ele. Lá teria razão, o pobre Napoleão :)

    Boa tarde, Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadinho do baixinho! :P Ele a pelejar e ela a divertir-se!

      Espero que tenhas podido ver a Violetta Villas. É espantosa!

      Beijinhos Marianos, Xil, e boa tarde para ti também! :)

      Eliminar