sábado, setembro 06, 2014

A (re)invenção do mundo

(Juan Miró)

Sem dizer o fogo - vou para ele. Sem enunciar as pedras. Sei que as piso - duramente, são pedras e não são ervas. O vento é fresco: sei que é vento, mas sabe-me a fresco ao mesmo tempo que a vento. Tudo o que sei, já lá está, mas não estão os meus passos nem os meus braços. Por isso caminho, caminho, porque há um intervalo entre tudo e eu, e nesse intervalo caminho e descubro o meu caminho. Mas entre mim e os meus passos há um intervalo também: então invento os meus passos e o meu próprio caminho. E com as palavras de vento e de pedras, invento o vento e as pedras, caminho um caminho de palavras.

Caminho um caminho de palavras
(porque me deram o sol)
e por esse caminho me ligo ao sol
e pelo sol me ligo a mim
E porque a noite não tem limites
alargo o dia e faço-me dia
e faço-me sol porque o sol existe
Mas a noite existe
e a palavra sabe-o.

António Ramos Rosa, in Antologia Poética




(Re)Invento o mundo através das palavras: pinto de cor o horizonte, alaranjo o sol, aclaro  o azul do céu e do mar, avermelho as asas dos pássaros e não há árvore que não seja verde. (Re)Invento o mundo mas as palavras são livres e não consigo evitar a negritude da noite.

6 comentários:

  1. Reinventar é um desafio..!
    Vivemos, muitas vezes, dando tantas cabeçadas na vida e o mais simples de tudo é revermos conceitos, olhar a vida por outros ângulos, olhar para dentro de nós com mais atenção evitar a negritude da noite olhando para lua...ou seja, se reinventar!

    Bom Domingo Maria, reinventado se fôr caso disso:)

    ResponderEliminar
  2. Difícil, essa tarefa de reinventar!

    Beijinhos Marianos, Legionário, de um Domingo que é tudo menos reinventado. Quem sabe, um dia? :)

    ResponderEliminar
  3. Fantástico...sabes bem que me reinvento a cada instante e na liberdade da palavra até a negritude a noite se esvaiu...mas apenas por "momentos" porque onde existe luz também há penumbra!

    Bjo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tenhas a força da reinvenção sempre!

      Beijinhos Marianos, "Maria"! :)

      Eliminar
  4. Mas à noite, numa noite como a de hoje por exemplo, também há luar. E esta é uma palavra que brilha na escuridão da primeira. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Luisa! Luar é uma palavra que ilumina a noite. Ah! Estrela também! E pirilampo... E... :))))

      Beijinhos Marianos! :)

      Eliminar