quinta-feira, maio 22, 2014

Das categorias das lágrimas

(Lágrimas - I fucking love science)

Rose-Lynn Fisher fotografou lágrimas de tristeza, de alegria, provocadas pelo riso e, outras, pela irritação (ao cortar cebola, por exemplo) vistas ao microscópio.
De acordo com o post no perfil de FB do I fucking love science, as lágrimas não são apenas água. São compostas por água, sal, anticorpos e lisozimas (uma proteína tridimensional). Existem três tipos principais de lágrimas - basais, de reflexo e de choro e podem apresentar formas incrivelmente diferentes quando evaporadas e observadas ao microscópio.


Que tipo de lágrimas choras? Que traços deixam no teu rosto? Que forma tomam, à luz crua do microscópio?

12 comentários:

  1. Não sei
    Devo ter secado
    Depois de tantas lágrimas ter chorado

    Ah, marcas no rosto?
    Não tenho rosto
    Sou pedra, engranitei
    desde a última lágrima que chorei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que a próxima seja de alegria. :)

      Beijinhos Marianos, Rogério! :)

      Eliminar
  2. Lágrimas?
    As minhas?
    Gosto de as lamber com o sal da dor!
    Riso faz-me lágrimas de prazer..
    Imagino os crocodilos,
    Miraculosamente chorando.
    Antes chorar sem vontade
    Se a cebola estás cortando!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As nossas lágrimas sabem sempre a um sal particular...

      Beijinhos Marianos, meu amigo "Maria"! :)

      Eliminar
  3. Choro lágrimas de cebola e de riso. Nunca as comparei.

    R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu choro essas e todas as outras. Uma chorona, eu! :)

      Beijinhos Marianos, R.! :)

      Eliminar
  4. Lágrima...é a mensageira da saudade, é o relicário da prece, é a cristalização da mágoa. É imortal, porque deriva da alma. É a água que não seca, a lágrima, água do coração - salgada porque vem de um oceano sem praias, que é o desespero, estrela porque demanda o céu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em suma, um poema!

      Beijinhos Marianos, Legionário! :)

      Eliminar
  5. Para quem tem a lágrima fácil como eu, já tive várias. Doces e salgadas, lágrimas de riso, de dor ou de felicidade. Quando se sente, há lágrimas para tudo :)
    Beijos Maria :))

    ResponderEliminar
  6. Eu choro de todas menos as da cebola, que não me chegam aos olhos, cobertos pelas lentes de contacto. :-) Sou uma sortuda, portanto.
    Muito bom, este post, adorei ver as formas tão díspares das lágrimas! Eu também fucking love science! Science carries beauty, science is beauty. :-)
    Beijinhos, Maria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte!! Ardem, essas... Embora haja as que ardem dentro do peito.
      Bonitas, as imagens, não são? :)

      Beijinhos Marianos, querida Susana! :)

      Eliminar