sexta-feira, maio 08, 2015

Viagem sem mapa


(Rafel Olbinski)

“topografias em quase dicionário”

Reaprender o mundo
em prisma novo:
pequena bátega de sol a resolver-se
em cisne
sereia harmonizando o universo
Só o vento sucumbe
à demais luz
e só o vento,
como alaúde azul,
repete devagar os mesmos sons.

Não interessa onde estou,
não me faz falta um mapa
de viagem
(…)



Ana Luísa Amaral, in A Génese do Amor, 9




Olhar o mundo com um novo olhar. Não ter linhas traçadas no chão a pisar. Tão mais difícil do que planear a viagem...

15 comentários:

  1. "Tão mais dificil do que planear a viagem" é
    caminhar no abismo.
    É quando e por isso que as asas...
    Imagem muito adequada e sugestiva.
    Bj e fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a imagem que originou o post.

      Beijos, Agostinho, e boa semana. :)

      Eliminar
  2. Maria, "perdi-me" em viagens sem mapa, agora estou ligeiramente mais contido...:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazem-se as viagens possíveis e, às vezes, as que imaginamos ficam apenas aí, na imaginação.

      Beijos, Legionário. :)

      Eliminar
  3. Linda sua arte.
    Encantadora sua poesia.
    Eu espero sua visita
    la no Espelhando.
    Feliz sabado.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  4. Olhar sem preconceito, viver livremente... Pode não ser fácil, de facto. :)

    ResponderEliminar
  5. À medida que vamos ganhando maturidade planeamos melhor as viagens...
    Beijinhos, Maria!

    ResponderEliminar
  6. É isso, Maria, o grande desafio é ousar.
    (Para ousar não é necessário atravessar rios, escalar montanhas. O grande desafio situa-se sempre entre nós e os outros)

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Será possível a quem sempre planeou passar a navegar à vista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não, Ness. Infelizmente, acho que não.

      Beijos. :)

      Eliminar
  8. As viagens sem mapa podem ser as mais difíceis mas a recompensa é mais intensa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que me falta o rasgo para receber tal recompensa, JT.

      Beijos. :)

      Eliminar