terça-feira, outubro 20, 2015

Irmã

(Iman Maleki)

Foi com ela que aprendeu como brincar às meninas que não tomam chá mas comem bolos de boca cheia rindo às gargalhadas. Foi com ela que se maravilhou com os primeiros collants finos por baixo de uma mini-saia de pregas. Foi na carteira dela que encontrou aquele maço de cigarros longos e castanhos (Negritas, se bem se lembra) de onde retirou um para fumar (engasgar-se é o termo) às escondidas, no telheiro. Dela, era o eye-liner com que delineou o olhar pela primeira vez. No ombro dela, chorou os joelhos esfolados na queda do muro ao fugir do cão do Sr. António da Mata, encostou a cabeça cansada nos dias de exames, se recostou, entre suspiros, a contar do primeiro amor, espreitou as linhas de romances clássicos.
Olha-se, agora, ao espelho, tantos anos volvidos e, sem estranheza, vê em si muito dela.


22 comentários:

  1. Maria Tu, espero que as minhas manas, tenham recordações de mim, lindas assim :))

    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que têm!

      Beijos, noname, e boa tarde. :)

      Eliminar
  2. De minha irmã lembro-me
    dos vestidinhos claros
    dos laços de organdi
    das brincadeiras
    e da maneira como
    olhava por mim

    partiu cedo, demasiado cedo
    e é só disso que eu me lembro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cedo mas ainda deixou lembranças doces.

      Beijinhos, Rogério. :)

      Eliminar
  3. Sabe de quem é que me lembrei ao ler este post?
    Das minhas filhas.
    Têm 5 anos de diferença e a mais pequenita (12 anos) anda a imitar a irmã em quase tudo.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))))) Umas imitadoras, as mais novas!

      Beijinhos, Pedro.

      Eliminar
  4. Boas recordações!
    Não tenho irmãs, tenho um irmão que é quase a mesma coisa mas não é bem!
    Destas recordações tenho, das férias passadas com as minhas primas, todas mais velhas do que eu e que eu seguia fascinada :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primas são irmãs em segundo grau! :)

      Beijinhos papoila.

      Eliminar
  5. Crescer e ter uma irmã ou um irmão para partilhar os nossos momentos é maravilhoso Maria :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Maria, posso?
    A felicidade muitas vezes só se percebe quando a perdemos.
    eu também já tive um irmão e o teu texto arrepiou-me.

    Vénia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes, claro, Blue Shark!
      Só quem tem sabe como é...

      Beijinhos e obrigada pela presença e pelas palavras. :)

      Eliminar
  7. Texto tão bonito. Felizmente tive e tenho uma irmã assim, sete anos mais velha, foi com ela que aprendi muitas coisas e as relembrei ao ler-te.
    Obrigada e um beijinho :).

    ResponderEliminar
  8. Assim é e continuará a ser. Quando se juntam põem a conversa em dia, pela noite fora, com a mesma avidez com que comiam bolo antes, muito antes que a água fervesse para o chá.

    ResponderEliminar
  9. Um prazer e uma amizade que não tenho, sou filha única .
    Adorava ver-me assim.

    Um beijinho

    ResponderEliminar