quinta-feira, outubro 08, 2015

8 de Outubro, dois anos Da Maria

(Pablo Picasso)


OUTRA COISA

Apresentar-te aos deuses e deixar-te
entre sombra de pedra e golpe de asa
exaltar-te perder-te desconfiar-te
seguir-te de helicóptero até casa

dizer-te que te amo amo amo
que por ti passo raias e fronteiras
que não me chamo mário que me chamo
uma coisa que tens na algibeira

lançar a bomba onde vens no retrato
de dez anos anjinho nacional
e nove de colégio terceiro acto

pôr-te na posição sexual
tirar-te todo o bem e todo o mal
esquecer-me de ti como do gato


(MÁRIO CESARINY DE VASCONCELOS, in «Poesia 71», 19 Projectos de Prémio Alonso Ortigão)




 



Hoje, como há dois anos atrás, Cesariny e Picasso, o amor feito desenho, o amor feito poema. A Maria faz dois anos. Esta Maria que vos escreve agradece, muito, a cada um de vós, cada minuto de companhia, cada comentário. Isto não são só blogs...

70 comentários:

  1. Continua
    Teu espaço é o meu interregno para coisas belas

    Hoje, como há dois anos atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rogério. Muito! Foste um dos primeiros a acompanhar esta Maria sonhadora. :)

      Eliminar
  2. Falaste em deuses???

    :))

    Estou por cá (quase) desde o ignition point... e ficarei até que tu queiras.
    Sabes bem que sou tua fã... e que TE gosto para lá de muito.

    Beijos na tua alma...
    ... e obrigada por estares aqui.
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre aqui e no meu coração, amiga! Eu é que te agradeço, muito! :)

      Eliminar
  3. Descobri o blogue há relativamente pouco tempo.
    Mas desde que o descobri nunca mais me afastei.
    Beijinhos, parabéns pelo segundo aniversário, venham muitos mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Pedro! Amigos recentes não significa que sejam de menos valor. :)

      Eliminar
  4. Parabéns por dois anos de bons posts.
    Dois beijos querida Maria Eu.
    Outro Ente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um muito obrigada, caro Ente, com o som dos dois beijos nas faces. :)

      Eliminar
  5. Dois anos em que a boa poesia, a boa música, a boa arte se têm conjugado em peças únicas, delicadas, luminosas.
    Muitos parabéns. Que os dois anos se multipliquem, e multipliquem, e multipliquem como os grãos de trigo no tabuleiro de xadrez, da história.

    Bom dia, Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Xil, nem sei como te agradeça teres sido o primeiro a pontilhar o canto superior direito desta casa. Ler-te é uma alegria e também o é saber que, de vez em quando, me lês. :)

      Eliminar
  6. Muitos parabéns Maria. Fico feliz que partilhes estas letras comigo. Este é um lugar de onde nunca me afasto muito, sinto-me bem aqui. Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fico ainda mais feliz de te ver pedalar aqui! Muito obrigada, GM! :)

      Eliminar
  7. Obrigado, Maria, por estares aqui. E por permitires que eu dê azo às fantasias dos meus dedos, que conjugam palavras em frases de difícil interpretação. Não é propositada, é como sou, há pouca gente que me entenda assim, como o sabes fazer :)

    Beijinho hoje, que não dou muitos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixaste-me sem palavras... E olha que não é fácil! :)
      Muito obrigada, sem beijinhos, que neste post só os recebo! :)

      Eliminar
  8. Parabéns minha Maria e obrigada, não só por estes dois anos, por muitos mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, linda Loira! Já lá vão seis anos! :) Que bom espreitar as tuas meias coloridas em visita por aqui! :)

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Muito obrigada, artista! :) É uma honra ter-te aqui! :)

      Eliminar
  10. Parabéns Maria Tu. É muito linda miúda, e gosto muito de te ter por cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela Uva irrequieta, muito grata pela tua presença! Eu também gosto de andar pela tua casa! :)

      Eliminar
  11. É com imenso prazer que "sou de cá" desde a primeira hora.
    Parabéns, Maria Tu.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois és, JM! E que bem que sabe ver-te aqui! :)
      Obrigada! Muito! :)

      Eliminar
  12. Querida Maria, muitos parabéns por perfumar a blogosfera de poesia, música e beleza. Consola-me vir aqui todos os dias colher uma flor do seu canteiro.
    Deixo-lhe estas palavras de Clarice Lispector que podiam ser escritas para si: “Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.”

    Um beijinho e um dia muito feliz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Smile, eu é que fico fascinada ao entrar na sua casa!
      Agradeço-lhe do fundo do coração a sua presença gentil e sempre meiga. :)

      Eliminar
  13. Bem, e eu cá espero continuar a ler-te por mais outros dois anos e assim sucessivamente. É um imenso prazer ter-te aqui :)

    Deixo-te um beijo de parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina violinista, eu quero é ver-te feliz! :)
      Muito obrigada! :)

      Eliminar
  14. Uma sortuda, eu, ter descoberto a Maria, tu, duas estações atrás. Adoro ler-te.
    Parabéns.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Ao contrário da Maria, não sou hábil com palavras, deixo por isso apenas os parabéns!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, S! Como me maravilhas com a tua arte ENORME!
      Muito obrigada! :)

      Eliminar
  16. Parabéns Maria, também gosto de te ler e ter por cá e não, isto não são só blogs. Isto já dava uma grande punch line para um sketch qualquer.
    Beijos Maria e continuação de boa escrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ursinho! Continuemos na construção, pois! :))

      Eliminar
  17. Podes esquecer-te do gato, que eu cuido dele
    Mas não te esqueças de mim :)

    Parabéns Maria marota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Teresa! Como esquecer a mulher que nos traz a natureza esfuziante e bela? :)

      Eliminar
  18. É prazeroso ler belas palavras.
    Adorei está aqui.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Esquecer como o gato é lembrar com ternura...

    Bj*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre, ó menina Téstiq! Obrigada, pequena crítica! :)

      Eliminar
  20. Parabéns, Maria!
    É tão bom sentar-me no teu blogue. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu aproveito e levo a cadeira para o teu! :) Muito obrigada, Isabel! :)

      Eliminar
  21. Parabens Maria TU
    Um abreijo daqui até aí e... mais 20

    ResponderEliminar
  22. Parabéns Maria!
    É muito bom visitar lugares assim, onde se sente transparência e autenticidade. Ainda que seja uma recente visitante, estou rendida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria! Agradeço a visão linda que tens de mim. :)

      Eliminar
  23. Parabéns Maria e que bom que é poder vir aqui sempre!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim como é bom ler/ver as tuas escolhas, ars!
      Muito obrigada! :)

      Eliminar
  24. Parabéns. Sou visita recente, mas rendida, à qualidade!
    Beijinho,
    Mia

    ResponderEliminar
  25. Parabéns Maria!
    Apesar de nem sempre ser fácil entender à primeira, gosto muito de te ler :)
    Muitos 2 anos de novas escritas, imagens e músicas!

    ResponderEliminar
  26. Há pessoas que me deixam abrir uma janela e espreitar para um pouco do seu mundo, e às vezes a paisagem desse mundo dos outros é tão bonita, que me faz respirar fundo e pensar que existem por aí pessoas mesmo bonitas. Obrigada Maria, por me deixares espreitar, sinto-me uma privilegiada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há pessoas que nos deixam a casa perfumada a cada visita. :) Muito obrigada, Cláudia! :)

      Eliminar
  27. Maria Poesia,
    Que continues a partilhar connosco por muitos e longos anos.

    Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que ela possa vestir-se do que costuras, belas palavras! :)

      Obrigada! :)

      Eliminar
  28. Uma motivação acção
    agora e sempre bela: Tu
    Na imaterialidade vital virtual
    o perfume belo do feminino
    as palavras e melodias de gosto:
    o sublime simples fora do comum:
    Maria Eu, Tu.

    Bj(inho) do A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixas-me comovida, Agostinho. Uma presença que muito me honra.
      Muito obrigada! :)

      Eliminar
  29. Querida Maria, desculpa vir atrasada. Quero também celebrar aqui contigo estes dois anos de um espaço virtual tão bonito, tão enriquecedor da nossa blogoesfera. Pois claro que não, isto não são só blogs.
    Desejo ao blog muitos anos de vida e a ti todas as felicidades.
    Beijinhos, Maria Eu. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana das palavras bordadas a encanto, que eu possa sentir-te desse lado, a acompanhar-me!
      Muito obrigada, do coração! :)

      Eliminar
  30. cheguei aqui há pouco tempo, e fiquei, e vou ficar :)
    parabéns Maria !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, ana! É muito bom ter-te e também o é ler-te! :)

      Eliminar
  31. Maria muitos parabéns !!!
    Gosto imenso das tuas publicações. Não são muitas vezes fáceis, mas eu sou um homem do "jazz" e como tu sabes tão bem o "jazz" cultiva-se, tal como aquilo que publicas por aqui !
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ricardo musical! Fico-te grata pela presença amiga. :)

      Eliminar
  32. Excelente, Maria. Parabéns. Nem sempre consigo passar por aqui, tal como nem sempre consigo passar por outros blogues de que gosto. Pior para mim...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sentimento é recíproco, Luísa. Muito obrigada!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  33. Parabéns, também pela excelente escolha musical.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rui! Gosto de te saber por aqui.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  34. Parabéns, Maria!
    É sempre um prazer ficar por aqui. Digo "ficar", porque não é só "passar".
    Fazes sempre um bom aproveitamento dos recursos (música,imagem e texto), o que, em conjunto com a criatividade e intencionalidade, confere aos teus posts um carácter de excelência.
    Fico genuinamente feliz por sentires que o blogue não é só um blogue. Eu creio que fui perdendo o encantamento da "coisa", no geral. Visito, muito, comento cada vez menos. Não por ser snob ou um coisinho à parte... Mas pelo agastamento de algumas interpretações em contextos que se multiplicam de acordo com a vontade de cada um. Mas isso não importa. O que é importante é que estás de parabéns!
    Um beijinho, Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Henrique, pelo carinhoso comentário! Talvez eu seja um pouco ingénua, apesar da idade, mas é-me impossível deixar de sentir amizade por aqueles que vou lendo e pelos que por aqui passam. Daí afirmar que isto não são só blogs. Para mim, os blogs são casas com gente dentro.

      Beijinhos gratos. :)

      Eliminar