sexta-feira, dezembro 04, 2020

Sei um ninho / Sei um rio

 

Sei um ninho

E o ninho tem um ovo

 E o ovo, redondinho,  

Tem lá dentro um passarinho

Novo.


Mas escusam de me atentar:

Nem o tiro, nem o ensino

Quero ser um bom menino

E guardar  

Este segredo comigo

E ter depois um amigo 

Que faça o pino

A voar…

Miguel Torga



(Amy Judd)



Sei um rio

E o rio tem ondas

E as ondas, redondas,

Têm dentro os teus olhos

Doces

 

Não me peçam que os revele

Não os digo, ou os indico

Serei mulher de sigilo

Fica o lugar comigo    

E depois terei uns olhos

Em que se afundem

Os meus

Maria Eu



(Yann Tiersen - Sur le fil piano)

28 comentários:

  1. Dizer simples e tão bonito é raro.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Torga tem essa capacidade, a de dizer/fazer simples.

      Beijo, CC :)

      Eliminar
  2. Tu e Torga
    Cada qual com seu sigilo
    E fico eu dividido
    Entre o teu rio
    e o seu pino

    Liiindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, Rogério!
      Torga é o gigante dos escritos da terra.

      Beijinho :)

      Eliminar
  3. Tanta beleza, Maria.
    Não apenas dos poemas, mas também da música e da gravura: tudo para lá de belo.
    Sabe bem vir aqui. :-)

    Boa noite.
    🌜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, é tão bom ter-te aqui! Gosto que gostes! :)

      Beijo

      Eliminar
  4. Mais uma chapelada de aba larga!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. A dialogar com Miguel Torga. Ficou excelente.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Torga inspira, não é, Graça?
      Boa semana para ti, também, e saúde, claro!


      Beijo :)

      Eliminar
  6. Simplesmente, adorei!
    E como vou estar ausente até quase ao final do mês, desejo um feliz Natal (na medida do possível) para ti, Maria:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, caro Legionário!
      Festas Felizes para ti, também!

      Beijinho

      Eliminar
  7. Um diálogo delicioso! Gostei muito.
    Votos de um bom feriado.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e pelas palavras, A.S.!
      Boa semana! :)

      Eliminar
  8. Olá querida Maria!
    Excecional!
    Um diálogo irreverente!
    Um nostálgico sorriso!🌹💛🌹
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  9. Quem sabe, sabe !
    Sabia Miguel Torga e a Maria também. Eu é que não sei de qual mais gostei !

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maria fez uma gracinha com o maravilhoso poema de Torga.
      Obrigada, Fê!

      Beijo

      Eliminar
  10. Se isto não é bom, então o que é, o que há?
    Um ninho e um rio que se abeiram de mim,
    caniço à margem...
    E ele à chuva
    E eu à chuva pássaro de rio
    nem guarda-rios nem chapéu de chuva

    ME, tens magia a combinar as coisas:
    o Torga e tu, o ninho e o rio,
    a música e a imagem.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agostinho, tu tens muita generosidade para comigo. Ainda por cima, os teus comentários são tão bonitos!
      Obrigada!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Obrigada, Luísa!
      Onda está Torga, está beleza!

      Beijo :)

      Eliminar
  12. esse pássaro
    sabe onde está o passarinho
    :)

    ResponderEliminar