segunda-feira, abril 20, 2015

Hoje


(Joan Pujol)

"Vive o Dia de Hoje!

Não penses para amanhã. Não lembres o que foi de ontem. A memória teve o seu tempo quando foi tempo de alguma coisa durar. Mas tudo hoje é tão efémero. Mesmo o que se pensa para amanhã é para já ter sido, que é o que desejamos que seja logo que for. É o tempo de Deus que não tem futuro nem passado. Foi o que dele nós escolhemos no sonho do nosso absoluto. Não penses para amanhã na urgência de seres agora. Mesmo logo à tarde é muito tarde. Tudo o que és em ti para seres, vê se o és neste instante. Porque antes e depois tudo é morte e insensatez. Não esperes, sê agora. Lê os jornais. O futuro é o embrulho que fizeres com eles ou o papel urgente da retrete quando não houver outro. "

Vergílio Ferreira, in "Escrever"




O que é viver o dia de hoje? Viver como se gostaria de viver? Viver na medida das possibilidades? Viver para si, para os outros, com ou sem os outros? Viver a nossa urgência não precisa da urgência de outros? Embrulha o futuro nos jornais, diz Virgílio Ferreira. Mas se, agora, tantos jornais lidos são virtuais. Não servem para embrulhar o futuro nem sequer para papel urgente. Fica, então, o futuro por embrulhar e o agora à espera que a urgência passe.

8 comentários:

  1. Não sei porquê (ou talvez saiba) me ocorreu uma canção que sempre me ocorre quando se fala em agora ou em futuro, coisas cuja ligação caiu em desuso. E diz ela que "quem sabe, faz a hora / não espera acontecer". Vergílio Ferreira diz quase igual "Não esperes, sê agora"...

    (Não, não me ausentei. Andei em busca de palavras e ainda não as encontrei.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser agora pode ser bom mas também nos pode trazer grandes dissabores, fruto da precipitação.

      Beijos, Rogério. :)

      Eliminar
  2. O presente é volátil. Quando o tento agarrar, desfaz-se nas minhas mãos. Quando tomo consciência dele, já é passado. O presente precisa do passado e do futuro para ganhar consistência. O presente é uma ponte entre as duas margens que a suportam. O ser agora só ganha consistência porque já se foi antes e porque se julga continuar a ser.

    Um beijinho e obrigada pela sua visita ao meu blog que muito me honrou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse processo de continuidade tem que existir para que não nos esboroemos.

      Beijo, Miss Smile . Foi um prazer. :)

      Eliminar
  3. Eu diria que neste século...o maior dos luxos é o tempo, o tempo é o nosso "maior património".

    Boa semana, Maria!:))

    ResponderEliminar
  4. O tempo, esse fugitivo.

    Beijos, Legionário. :)

    ResponderEliminar
  5. O futuro não existe, só o presente é,
    a cada instante, uma urgência emergente.

    Dizia a Banda do Casaco, "hoje há conquilhas, amanhã não sabemos".

    ResponderEliminar