quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Do Bem e do Mal


"Um homem e o seu duplo, ou o seu sósia. O protagonista é ora um ora outro. Se A tem um sósia B, B tem um sósia A, mas nesse caso ele próprio é A.
É a dissociação esquizóide que divide em duas uma pessoa, reunindo em A umas características e em B outras, etc.
A é um burguês rico, culto, um engenheiro que se ocupa de pesquisas ptrolíferas; faz parte do poder, está integrado (mas culto, com aberturas à esquerda, etc.; tudo muito implícito).
B o homem das características "más" está ao serviço de A o homem das características "boas"; é o seu criado, ou seja, encarregado dos serviços baixos. Entre os dois dissociados há um acordo perfeito. Um verdadeiro equilíbrio."


(Pier Paolo Pasolini, extracto do esquema para o livro Petróleo)



Mas A é B e B é A não podendo, por isso, manter a dissociação sem que se intrometam nos desígnios que, afinal, são comuns. Uma viagem ao mais fundo do ser humano, numa Itália onde o Fascismo mantinha fortes marcas.
Impossível não recordar o livro de Stevenson, bem menos ousado mas reflectindo este dilema eterno da luta entre o Bem e o Mal de que somos feitos. 
Pergunto: o que é, afinal de contas o Bem e o Mal? O meu Bem será o Bem de todos os outros?



"Se cada um pudesse habitar numa entidade diferente, a vida libertar-se-ia de tudo o que é intolerável. O mau poderia seguir o seu destino, livre das aspirações e remorsos do seu irmão gémeo, a sua contraparte boa. E esta caminharia resolutamente, cheia de segurança, no caminho da virtude, fazendo o bem em que tanto se compraz, sem se expor à desonra e à penitência engendradas pelo perverso. Constitui uma maldição do género humano que esses dois elementos estejam tão estreitamente ligados; que no âmago torturado da consciência, continuem a digladiar-se."

(Robert Louis Stevenson, in O Médico e o Monstro)

10 comentários:

  1. "Existem alturas da alma, de onde mesmo a tragédia deixa de ser trágica; e, se as dores do mundo fossem juntadas numa só, quem poderia ousar dizer que a visão dela nos iria necessariamente seduzir e obrigar à compaixão, e desse modo à duplicação da dor?"

    Nietzsche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nietzsche fazia uma leitura muito particular da vida...

      Beijinhos Marianos, Legionário! :)

      Eliminar
  2. Por vezes a linha que os separa é ténue, cabe a cada um nós escolher :)

    Beijinho Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é difícil, por vezes, essa escolha!

      Beijinhos Marianos, VDT! :)

      Eliminar
  3. Peguei em tua pergunta e questionei Deus, e de seguida o Diabo.

    As respostas obtidas foram coincidentes, gémeas: " Só levei a Minha missão até ao livre arbítrio, o bem e o mal são por vossa conta"

    Acho que Pier Paolo Pasolin tem respostas mais avançadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li o Petróleo, do Pasolini, e confesso que foi duro...

      Beijinhos Marianos, Rogério! :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Permanente e de luta...

      Beijinhos Marianos, Luís Bento! :)

      Eliminar